28 de jul. de 2011

O VIOLÃO E O APLIQUE










Em 1970, eu, aos17 anos (não façam as contas até 2011), viver na década de 70 foi um grande privilégio. Fizemos historia; movimentos estudantis, feminismo, nossos contemporâneos eram exilados e operários, décadas depois chegaram à presidência da republica; inicio de carreira de Caetano, Chico, Gal, enfim, anos 70 foram riquíssimos em mudanças, culturais, musicais e políticas.
Lá estava eu aos 17 (lembro a canção de Mercedes Sosa),

Bonita nunca fui, diziam sempre: você é  “simpática, inteligente”, nunca ouvia nem mesmo  um bonitinha. É bom ser simpática, inteligente, engajada politicamente, etc., (pelo menos eu poderia ter um cabelo Bonito). Aos 17 em 70, era nosso sonho  ter os cabelos lisos, isso não mudou muito em 2011.
“Naquele tempo” não existia progressiva, chapinha, relaxamento. Era uma loucura!

(Perdi um tempão tentando achar no Google um tipo de fixador similar ao gel para cabelos, que eu usava, ( pronunciava- se deeptedoo), não achei...)

            O senhor Google me mostrou outros produtos:- GINGERALE, CEREJINHA, SEVEN UP, (refrigerantes), as “pomadas“ MINANCORA, ANTISARDINA, o SHAMPOO HALO, e tantos outros.
Voltando as possibilidades de eu ter cabelos lisos e lindos aos 17anos. Quem viveu nessa época, lembra de como fazíamos “TOUCA”, esticando os cabelos molhados em volta da cabeça, trocar os lados cuidadosamente para ficar bem liso, usar uma meia fina, para os grampos não marcarem os cabelos. O resultado eram cabelos lisos, nada que se compare a uma progressiva, mas o resultado era aceitável....  
Tinha também um produto chamado Welin ou Velin,
Segredo: Aplicação do velim + uma touca bem feita = cabelos lisos.

Dois grandes problemas tiravam o meu sono, meus rebeldes cabelos e a vontade de aprender tocar violão. Quando se tem 17 anos os problemas são enormes.
 Quanto à rebeldia dos meus cabelos minha mãe resolveu com sabedoria, no aniversário ganhei um APLIQUE, de cabelos naturais lisos muito lisos. (deve ter custado uma nota preta).  Um sonho realizado, prender os meus cabelos bem esticadinho, colocar meu APLIQUE, pronto! Cabelos maravilhosamente LISOS, Para completar o visual um grande estoque de lenços e tiaras para esconder a emenda entre o cabelo natural e o aplique, sem contar os meus enormes óculos de aros finos e redondos.
Uma verdadeira espécime dos anos 70.

Síndrome dos cabelos crespos resolvida, (eu preferia ter ganhado o Violão), quem sabe hoje eu seria uma dinossauro do roque, de alma e cabelos rebeldes.

Outro dia não sei como lembramos MEU APLIQUE, minha mãe comentou tristemente, o quanto se arrependia por não  ter me presenteado com um violão naquela época.

“Não aprendi tocar violão, não virei roqueira e os meus cabelos continuam os mesmos”.  

Minha lembrança a Amy Winehouse, que fez do aplique (nada liso) sua marca registrada, e é bem provavel que um dia ganhou um violão ou uma guitarra.



Nenhum comentário: