29 de jan. de 2012

ME ENGANA QUE EU GOSTO




Da vontade de enfiar uma sacola de plástico na cabeça e sair por aí,
feito aqueles insanos que ficam nas praças aos berros,
repetindo mil vezes as mesmas palavras.
Eu gritaria ME ENGANA QUE EU GOSTO.

Eu separo meu lixo,
em sacos pretos lixos que acredito não possam ser reciclados,
em sacos azuis transparentes coloco garrafas pet, embalagens de leite e sucos,
latinas, vidros, caixinhas, papel, isopor, etc.
Seria mais produtivo se minha cidade tivesse coleta seletiva de lixo.
Não tem...
Quando separo o lixo,
a única coisa útil que faço é facilitar o trabalho do catador.
Tenho sacolas de tecido, ráfia, levo sempre uma na bolsa.
No escritório reaproveitamos os papeis para rascunho, recados.
Agendas velhas viram papeis de rascunho, tenho consciência ecológica.

Mesmo assim as sacolinhas de plásticos são necessárias em varias ocasiões.
Fui a padaria no fim se semana, o povo de lá também tá muito ecológico.
Chovia muito, meus pães ficaram úmidos. Me engana que eu gosto!

Os super mercados lucrarão horrores!
Será que seu kassab  (com letras minúscula),
é parente de dono de super mercado?
É dono de fabrica de sacos de lixo?
Tem um grande desafeto que fabrica sacolas?
Sabe o numero de pessoas que usam as sacolinhas para botar o lixo na rua?
Menos sacolinhas, mais sacos de lixo ( e a ecologia????).
Dizem que os sacos de lixo se decompõe em menos tempo.
ME ENGANA QUE EU GOSTO!
Li agora que no Parana foi vetada a lei pra proibir as tais sacolinhas,
as biodegradáveis tem na sua composição produtos químicos nocivos.
(da uma olhadinha no google).
E aí? Trocam seis por meia duzia, e vou ter que pagar a mais por isso?

Quem está preocupado com nosso planeta.
Os comerciantes, se escoram numa lei municipal para aumentar seus lucros.
Ou a Dona Maria que reutiliza as sacolinhas para juntar seu lixo,
entregar suas encomendas de salgados e doces, artesanato,
até mesmo para recolher o coco do seu Pet da rua.

Essa é a lei da hipocrisia,
ME ENGANA QUER EU GOSTO!

ALGUMAS DICAS PARA DAR O TROCO:

não comprem eco bags nos super mercados
compre as artesanais, são lindas.
quem sabe se o estoque encalhar, eles fazem uma promoção e dão de graça.

quando for embalar suas verduras e legumes
use tres saquinhos ou quatro, use para recolher o cocozinho do seu pet

Não pague um centavo que seja pelas sacolas "BIO",

Nenhum comentário: