10 de jul. de 2012

JARDIM DE HORTENSIAS



Hoje conversando por e-mail com minha “quase prima” Rosana,
lembrei-me de nós jovens e solteiras.

Ela, descrevendo como seria a cortina da sua sala, (quando casasse).
Tecido estampado com grandes de argolas coloridas,
(não lembro a cor de fundo do tecido, talvez beje ou azul),
argolas coloridas iguais as do tecido presas na cortina,
por onde passaria varão.
Ela explicava com detalhes, e os olhos brilhavam.
Um sonho pequeno, para nós moças “casadoiras”,
Sonho gostoso de sonhar...  gostoso de lembrar.
Não sei se ela conseguiu fazer uma cortina assim,
imagino que teria ficado linda!
Seria uma foto muito legal pra postar no face.        

Comecei a pensar nos meus sonhos.
Os realizados, os não realizados
os concretizados pela metade.

A casa dos meus sonhos...
teria uma entrada ladeada por lindos pés de Hortência,
adoro aquela cor azulada, as folhas enormes e arredondadas,
flores miúdas formando um perfeito buquê.
(se tivesse me casado na igreja meu buque seria de hortênsias)
Nos meus sonhos o grande canteiro de azaleias seria lindo!
Iguais aos jardins dos cartões postais de Gramado.
Cada cantinho teria uma peça decorativa feita de ferro fundido
Também muito penduricalho e artesanato.
bebedouro e frutas pra passarinho chegar.

Muitos anos depois...
Não tenho uma alamedinha com Hortênsias.
Fiz um mini jardim na minha sacadinha,
tá faltando um pezinho de Hortênsias.

Tenho uma pequena primavera, um pé de lagrima de Cristo,
algumas azedinhas distribuídas numa mesinha de ferro,
um vasinho de flores azuis bem miúdas
num vasinho de barro dentro de uma gaiola, pendurada na parede.
Minhas flores azuis florescem de dia e a noite parece que dormem, 
um vaso de maria-sem-vergonha (adoro!).
Um pé de antúrio que floresce o ano inteiro,
também um pé de orquídea num vasinho vermelho
colocado numa pequena bicicleta branca,
(dessas que se compra em lojas de artigos para jardim),
a folhagem da orquídea está linda, não sei se virão flores.

Tinha uma florzinha chamada borboletinha, era linda!  
Ganhei do mano Valter, uma borboleta perfeita.
Quando a mamãe estava no hospital,
a minha borboletinha também morreu,
talvez a mãe a tenha levado com ela...

Muitos sonhos eu sonhei,
sonhos simples como um jardim e sonhos grandiosos.
Penso nos sonhos que por um motivo ou outro não realizei,
talvez não fossem tão importantes,
ou tive pouco empenho pra realiza-los.
Quem sabe eu tenha sonhado pouco...

Não choro pelo que não fiz,
pois de uma maneira ou outra, realizei todos os meus sonhos.
Por vezes tive que diminuir o tamanho do meu Jardim.
O importante é que tenho o "meu jardim".
Tenho tamanha alegria, quando vem uma nova flor.
Você pode pensar que me contento com pouco,
digo, valorizo e me alegro com as pequenas coisas.

Obs. Querido mano Valter,
Me arranja outro pé de borboletinha.
Aquela de você me deu, a vó Tereza levou.

Nenhum comentário: