5 de jul. de 2012

A PRIMEIRA TV NINGUEM ESQUECE

(foto copiada do google)

 
Pequena pausa no trabalho.
Cafezinho,  cigarrinho e um rápido (não muito) bate-papo.
Conversa vai, conversa vem.
Amenidades e “severidades”.

Não nasci  em casa com TV,
geladeira, computador, aparelho se som, etc.
(quando eu nasci já tinha computador????).

A chegada primeira geladeira, foi  uma festa.
Lindona, branquinha, aquele puxador ...
tinha que puxar mesmo para destrancar a porta.
Enorme, o espaço interno relativamente pequeno para uma peça tão grande.
Quem nasceu em casa com geladeira, não pode imaginar nossa alegria,
(crianças e adultos), tomar agua geladinha, fazer sorvetinho de Ki-suco,
uma verdadeira maravilha da “modernidade”.
Lá no alto um pinguim de louça (toda geladeira tinha que ter).
( já foi brega, hoje é chic)

A primeira TV da nossa casa era uma “Empire”,
não era muito grande, não era colorida, nem tinha controle remoto.
Acostumados a ouvir novelas, jogos de futebol, e noticiário no Radio.
Com a chegada da TV um mundo novo e maravilhoso se abriu.
Por incrível que pareça tinha programas de muita qualidade;
TV de comédia, TV de Vanguarda.
Verdadeiras peças teatrais levadas para TV.

Filmes, vi todos ( já existia seção da tarde),
Me apaixonei por Fred Astaire, Frank Sinatra,
Clark Gable, Rita Hayordt, Gene Kelly...
E todos aqueles filmes fantásticos da Broadway.
Vi uma mocinha chamada Nívea Maria
contracenando com o maravilhoso Sergio Cardoso,
Regina Duarte fazendo comercial de Geladeira.
Todos esses “monstros” da nossa dramaturgia,
eu os vi começando suas carreiras.
Assistia os seriados enlatados:
Nacional Kid, I Love Lucy, Batman, Bonanza,
combate (esse eu ainda assisto nos canais retrô),
fiquei de quatro pelo Mac Giver, uma paixão que dura até hoje,
(Tenho cem episódios gravados). 

Animação eu adorava o Manda – chuva.
Até chorar quando o pai mudava de canal pra ver o Repórter Esso,
Posso até ouvir a vinheta de abertura do jornal.
Sou uma verdadeira TV maníaca durmo com TV ligada,
acordo fora de hora e assisto a um filme inteirinho.

O primeiro computador veio muiiiiiito tempo depois,
um Itaú tec, financiado em 24 meses,
Agora sim tínhamos toda a tecnologia em casa.

Essas lembranças vieram, em função do nosso bate papo,
sobre a diferença de nascer numa família de posses “ou não”.
Nasci em casa sem geladeira, sem TV, sem aparelho de som,
sem aspirador de pó, cafeteira elétrica, maquina disso maquina daquilo.
O primeiro liquidificador foi ganho pela minha mãe
num daqueles álbuns de figurinhas de futebol,
você preenchia o álbum, tinha figurinha premiada,
a mãe ganhou o liquidificador.

Nascer numa casa sem essas coisas, não foi mal.
Lembranças ficam, fecho os olhos e
posso ver a nossa casa, a nossa TV, a nossa geladeira.

Lembro com saudades da alegria de “ter” pela primeira vez.
E minha alma de criança, continua assim.

Festejar muito uma nova compra ou um presente.
E é logico chamar as irmãs pra ver a minha nova aquisição.

em tempo:
Sou do tempo que existia um plastico pra colocar na tela
Pra TV pra ficar colorida...  
Se usava bom bril na antena interna pra melhorar a imagem.
Comercial de TV se chamava "reclame".
O televizinho era o único da rua que tinha TV.
(todo mundo ia lá ver novela).

Nenhum comentário: