22 de abr. de 2011

PASCOA COM OS AVOS FORKEL

 


                               Tenho por costume, ou melhor dizendo "tradição", de na Pascoa pintar ovos cozidos e entrega-los aos irmãos, sobrinhos, filhos. Dizem que esse costume é anterior aos ovos de chocolate. Seguindo a tradição da familia do Cley, lembrando agora com muito carinho nossos avós Germano e Ida Forkel, ele imigrante alemão ela filha de imigrantes, pessoas especiais, muito amados pelos filhos, netos, bisnetos, etc. Assim eu os amei pois eram eles tambem, meus avós queridos.  Pascoa sempre tinha almoço na casa dos avós, eu  cheguei na familia pelo casamento com um dos netos "Forkel", me encantava com aqueles almoços fartos, cada um levava um prato, a Vó Ida fazia aquela carne de panela, que ficava pretinha, mas sem um tiquinho que fosse de gosto de queimado, "ninguem aprendeu fazer aquela carne de panela", tinha de tudo que é tipo de carne (um exagero delicioso). Alem dos chocolates, havia a entrega dos ovos cozidos pintados, uns eram lindos outros nem tanto, mas todos levavam para casa os seus ovos pintados. Lembrar a Páscoa    na casa dos avos, e não lembrar do Tio Bruno, impossivel não lembrar dele como ele era o proprio "impossivel", só fazia arte, pertubava a todos: desatando o nó dos aventais da mulheres, despenteando os nossos cabelos, enfim era o que se pode chamar de demonio (no bom sentido). E assim foi naquele almoço de pascoa. Aquela bagunça de familia grande reunida, o vô Germano distribuiu a cada um de nós um ovo pintado, entregou o do Tio Bruno que cheio de graça bateu o ovo no canto da mesa para dar aquela quebradinha e depois tirar a casca ... plec ! voou ovo cru pra todo lado, o Tio Bruno (que gostava de aprontar), fez cara de poucos amigos, mas depois se divertiu, era a vez dele cair numa peça. Até hoje não sei se o vô que aprontou ou os sobrinhos prepararam aquela surpresa pro Tio Bruno.
Mas que foi divertido foi...

Uma Pascoa Feliz e divertida, para os Forkel, Fujitas, Santos, Fries, Vargas, Schwingel, Botelho, Quaresma, Soto, Dias Camargo,  Todos que hoje são a Nossa Famila.
 Pascoa é renascimento, e todos aqueles que se foram, possam renascer na nossa lembrança, com a alegria que sempre vivemos.                              

Nenhum comentário: